Perguntas Frequentes
Central de Ajuda Geral
A Incorporadora é a responsável pelo estudo do empreendimento, compra do terreno, projetos arquitetônicos, passando pelas estratégias de vendas até a comercialização das unidades. A construtora é a empresa responsável pela construção da obra e de tudo relacionado ao desenvolvimento do empreendimento, levando em conta as premissas da incorporadora, bem como, prazos, memorial descritivo e normas. Nós da Formacco somos uma incorporadora e construtora.
É chamado de imóvel na planta aquele cuja construção ainda não iniciou, em fase de pré-lançamento ou ainda aqueles em fase de construção. Vale ressaltar que o prazo médio de entrega de um empreendimento gira em torno de 36 meses.
São várias as vantagens quando se opta por um imóvel na planta. Uma delas é em relação ao preço, pois as empresas tendem a iniciar as vendas com preços mais atrativos e vão reajustando os valores na medida em que a obra vai avançando. Também quando se compra um imóvel em fase de lançamento, há um maior prazo para realizar o pagamento, pois ele fica diluído por todo o período da obra. Outra grande vantagem é poder escolher entre as melhores unidades do empreendimento.
A Formacco tem uma equipe de vendas sempre pronta para atender as dúvidas dos clientes e interessados, tanto por telefone, como e-mail, WhatsApp e através de nossas imobiliárias parceiras, as quais constam em nossos canais de atendimento no site.
Ao longo de nossos 50 anos de atuação, desenvolvemos parcerias de sucesso com a Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Banco Inter, entre outros. O cliente pode financiar seu imóvel através do banco da sua escolha, mas temos instituições parceiras aptas a oferecer as melhores taxas de mercado. Nossa equipe comercial fornecerá sempre todo o suporte necessário e cuidará de todo o processo, sem burocracia e com extrema agilidade.
ITBI Registro e Taxas
O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) incide após o pagamento do preço e o Habite-se do prédio incide sobre o valor do contrato ou avaliação da Prefeitura.
Existem também taxas de cartório que são pagas quando é feito o registro do imóvel, e também taxas cobradas pelas instituições financeiras para abertura de contas, avaliações de imóveis e emissão de contratos.
Existem também taxas de cartório que são pagas quando é feito o registro do imóvel, e também as taxas cobradas pelas instituições financeiras para abertura de contas, avaliações de imóveis e emissão de contratos.
A taxa do ITBI é calculada sobre o valor de mercado do imóvel e o percentual tem variação de acordo com cada município. Nas comarcas de Florianópolis e de São José é aplicado o percentual de 2% sobre o valor de avaliação feito pelo Município.
A propriedade de um imóvel só é consolidada quando declarada pelo cartório de Registro de Imóveis, através do registro da escritura pública de compra e venda. Ela garante a publicidade da compra e venda e é a garantia do cliente de que seu imóvel não pode ser atingido em caso de eventual ação de terceiro contra o vendedor.
Fase de Construção da Obra
Para agendamento de visitas à obra, encaminhar um e-mail para qualidade@formacco.abstrato.co, a qual deve ser agendada com antecedência mínima de 48 horas.
O cliente deverá entrar em contato com o setor de engenharia, que disponibilizará os projetos da unidade pelo e-mail: qualidade@formacco.abstrato.co
Sim. O cliente poderá solicitar alterações em sua unidade antes e durante a execução da obra. Porém, isso deverá ocorrer antes do início dos trabalhos em sua unidade. Após o início dos trabalhos na unidade, haverá a necessidade de uma consulta sobre a possibilidade de alteração ao setor de engenharia.
As especificações de acabamento das unidades constam do memorial descritivo, registrado no Cartório de Registro de Imóveis da situação do empreendimento. As dúvidas podem ser esclarecidas junto ao setor de engenharia.
O setor de engenharia entrará em contato, após liberação do setor comercial, para agendar a vistoria da unidade. Na vistoria o cliente verifica em todos os ambientes, os acabamentos, além de receber todas as orientações de uso e conservação da unidade.
Após a segunda liberação pelo setor comercial, o setor de engenharia agendará com o proprietário, a data e horário para realização da entrega da chave.
Planta baixa é o desenho gráfico que delimita as áreas do imóvel, podendo ser da unidade privativa ou da área comum da edificação. Já a planta de localização é o desenho gráfico que delimita o entorno do terreno onde está a edificação, tanto de vizinhos quanto de arruamentos.
Pagamento e Contrato
O INCC – Índice Nacional da Construção Civil, é o indicador de custos para o segmento de obras e construções no Brasil, medido mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas. Ele é utilizado para reajustar as parcelas dos contratos de compra e venda de imóveis durante a fase de construção.
O contrato de promessa de compra e venda do imóvel será entregue ao proprietário imediatamente após a validação da documentação e assinatura pela Formacco.
Após a quitação da unidade, chega o momento de o comprador providenciar a escritura do imóvel para o seu nome, garantido assim, seu direito de propriedade. A Formacco dá ao cliente todo o suporte necessário para esta transferência.
Sim, basta entrar em contato com o Departamento Financeiro (financeiro@formacco.abstrato.co).
Durante a fase de construção o saldo devedor é corrigido pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil). Após o Habite-se, o reajuste é feito pelo INPC, (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), com a aplicação de juros de 1% ao mês.
Para rescisão, é necessário entrar em contato com nosso Departamento Financeiro, através de nossos canais de atendimento ou pelo e-mail financeiro@formacco.abstrato.co
O condomínio é devido pelo comprador a partir da data da compra e após a Constituição do Condomínio através da AGI. No caso de imóveis já prontos, o pagamento do condomínio é iniciado a partir da data de assinatura de contrato de compra e venda e imissão na posse.
Financiamento imobiliário
A comprovação de renda é necessária para determinação do valor do financiamento e da parcela a ser paga pelo mutuário.São utilizados os contracheques, o imposto de renda, Decore, extratos bancários e outras movimentações que ajudem a comprovar os rendimentos mensais, em caso de autônomos
Existem duas formas definanciar o seu imóvel:
1. Se a obra for financiada com recursos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), o cliente pode escolher assinar seu contrato de financiamento durante a fase de construção, garantindo as melhores taxas praticadas e que sua unidade já seja transferida para seu nome;
2. O cliente poderá também financiar ao final da obra, quando esta tiver atingido 80%, desde que opte pela mesma Instituição que está financiando a obra. Caso queira optar por uma instituição da sua escolha, deverá esperar o Habite-se e a averbação da obra no Registro de Imóveis.
Sim. Você pode usar o seu FGTS na quitação do contrato ou na amortização do financiamento, mas, para que isso aconteça, a Caixa Econômica Federal (CEF) estipulou algumas regras e condições.
Para conhecê-las melhor, acesse o site www.cef.com.br.
Nesse sistema de pagamento, as prestações mensais do financiamento são constantes. Cada prestação é composta de uma cota de amortização e juros. Este sistema vem caindo em desuso, pois se aplicado em prazos muito longos, como no Sistema Financeiro de Habitação, os juros pagos se tornam muito mais altos e mais prejudiciais ao consumidor.
SBPE significa Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, este utiliza-se recursos próprios para facilitar aos clientes a aquisição de imóveis.
Com certeza, nós temos um checklist de documentação própria para quem é autônomo.
O cliente pode ainda optar pelo financiamento direto com a Construtora, assim estará aderindo às condições disponíveis no momento da compra.
Documentação da sua unidade
É o conjunto de documentos registrados no Cartório de Registro de Imóveis da situação do empreendimento e que permitem ao Incorporador vender as suas unidades autônomas. A Lei Federal n. 4.591/64 estabelece as regras e validade jurídica da Incorporação Imobiliária.
É o documento detalhado e elaborado pelo Departamento de Engenharia que contém todas as informações da incorporação.
Matrícula é o número de identificação próprio que o imóvel recebe ao ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis.