Dicas para organizar a casa nova depois da mudança

Algumas iniciativas devem acontecer antes de chegar no novo apartamento para, desta forma, ter a garantia de um processo de mudança mais rápido, dinâmico e com menos desgaste possível. Aliás, o primeiro passo é conhecer o espaço do novo imóvel. Dessa forma, é possível se programar para o que poderá ir para o novo ambiente e o que não irá. Se o apartamento for menor do que o atual, algumas coisas precisarão ficar para trás. Além disso, esta é uma ótima oportunidade para praticar o desapego.

mudança

Passo a passo para ter tudo mais organizado:

1. Conheça o novo imóvel para saber o espaço disponível

Dessa forma, você saberá o que precisará levar, o que pode doar ou colocar à venda para ganhar uma renda extra.

2. Faça uma triagem antecipada para levar apenas o que será útil, é a hora do desapego

Não tenha pena de repassar o que não está sendo usado e tenha um imóvel novo mais organizado.

3. Confira os dias e horário que a mudança pode ser feita

Muitos condomínios limitam os horários de mudança e, em alguns casos, é preciso agendar a mudança para que o elevador esteja disponível.

4. Veja se a altura do portão da garagem é compatível com o caminhão de mudança

É importante saber porque em muitas ruas o caminhão não pode ficar estacionado e o transporte precisa entrar na garagem.

5. Transfira água, energia telefone e gás para o novo imóvel

Melhor chegar no apartamento novo já com a luz ligada, a água funcionando e com a linha de telefone e internet ligada no local.

6. Verifique os pontos de água do novo imóvel para ver se cabem todos os eletrodomésticos

Dessa forma, você pode ter lavadora de roupas e de pratos, além de geladeira e outros eletrodomésticos bem adaptados na hora da mudança.

7. Faça uma vistoria na infraestrutura para fazer qualquer manutenção antes da mudança

Verifique se as descargas e os chuveiros estão funcionando e se tem alguma parede fofa ou com infiltração.

8. Monitore o descarregamento do caminhão

Os carregadores vão fazer o trabalho pesado, mas fique de olho na ordem de retirada das caixas para que elas sejam colocadas em cada cômodo para facilitar a organização.

9. Identifique todas as caixas

Use sistema de cores ou de etiquetas e, além disso, escreva o que cada caixa tem dentro para facilitar o processo depois. Você vai saber exatamente por onde começar na hora de desencaixotar.

10. Siga uma ordem de prioridade por cômodo

O ideal é começar pela cozinha e pelo quarto de casal. O restante deve ser feito na sequência e o quanto antes para que as caixas sejam retiradas de casa. Contudo, a velocidade vai depender da experiência de quem esteja fazendo a organização da mudança.

11. Se tiver tempo, lave os itens

Nem sempre é possível por conta da correria da mudança, mas, se for possível, lave toda a louça antes de guardar e tudo mais que tenha ficado sujo ou empoeirado, como roupas.

12. Tenha uma caderneta para anotar todas as tarefas

Por mais que você tenha se organizado, muitas coisas vão aparecendo durante o processo da mudança. Então, anote tudo que aparecer para não deixar de cumprir nenhuma tarefa.

13. Mantenha objetos importantes sempre à vista

Documentos e objetos de valor devem ser levados com a pessoa, de preferência, e durante todo o processo de mudança, deixe em local seguro, já que vai circular muita gente em casa.

14. Tenha um kit de sobrevivência – até a casa ficar totalmente pronta, com tudo desencaixotado, vai demorar um pouco

Então faça uma mala com roupas e itens de primeira necessidade, como higiene pessoal. Assim, você não precisará se preocupar em encontrar as coisas dentro das caixas no primeiro momento.

Fonte: Zap em Casa 

Open chat
Precisa de ajuda?