Ambientes integrados: tendência ou realidade?

Os ambientes integrados não são mais uma tendência, mas sim uma realidade. Os fortes aliados dos ambientes com metragem reduzida, agora vêm conquistando os mais variados cômodos e localidades. 

O surgimento dessa técnica é muito visível na construção de lofts e studios, que são espaços quase que completamente integrados. Porém, essa técnica vem sendo utilizada com tanta frequência que tem aparecido até nos espaços mais luxuosos e sofisticados. 

Conheça os ambientes integrados

Seu conceito é simples. Trata-se da capacidade de interconectar 2 ou mais ambientes, abrindo mão de divisórias ou paredes. Ou seja, o objetivo é que se tenha um ambiente funcional e confortável. Unir espaços passa a ser uma opção inteligente, pois aproxima pessoas e amplia ambientes.

Com a popularização desta técnica, o mercado da construção civil passou a perceber o quão vantajoso é investir nesse tipo de moradia, seja pela economia de recursos ou pela satisfação e bem-estar do cliente. 

Os ambientes integrados agora viraram sinônimo de luxo. Conseguir aproveitar cada centímetro do espaço é um novo desafio para os bons arquitetos. Hoje, não existe mais a necessidade de esconder certas partes da casa ou apartamento, como a cozinha da sala de jantar ou estar. Todos esses ambientes juntos proporcionam uma dimensão maior, acolhendo e dando forma a uma única área social aconchegante. 

Além do ganho em amplitude, através desta técnica é possível ter ganhos na iluminação, pois a luz natural permeia toda a área. Além disso, economiza-se na hora de instalar lâmpadas, pois cria-se um sistema de instalação em linha única, pensando em cada canto do ambiente integrado. 

ambientes integrados

Como criar ambientes integrados?

Existem dois tipos de integração, total ou parcial. Na parcial apenas alguns ambientes são integrados, enquanto outros mantêm a privacidade, como quartos e banheiros. Já na total, todos os ambientes do espaço se conectam, gerando um ambiente totalmente sem paredes.

As integrações mais comuns são as de sala de estar, sala de jantar e cozinha, podendo conectar apenas 2 dos ambientes ou combinar os 3 juntos.

Falando na integração total de ambientes, o exemplo mais comum é o studio, a nova tendência do mercado imobiliário. Aliás, essa tipologia de planta possui todos os seus ambientes integrados (sala, quarto, cozinha), sendo o único ambiente com privacidade o banheiro. 

Para que seja feita essa integração o segredo é harmonizar estilos, texturas e cores, para que aconteça um diálogo entre os ambientes. Cores claras nas paredes e nos móveis aumentam mais ainda a amplitude e usar espelhos e móveis planejados também podem ser formas inteligentes de promover essa integração. 

ambientes integrados

Vantagens dos ambientes integrados

São inúmeras as vantagens dos ambientes integrados. Confira algumas: 

Aumento da sensação de amplitude dos cômodos

Como já mencionado, essa é com certeza uma das maiores vantagens. Nesse sentido, ambientes integrados fazem parecer que o grande espaço conectado pareça maior do que realmente é.

Flexibilidade

O conceito aberto dos ambientes integrados permite flexibilidade na construção e decoração dos mesmos. 

Valorização do imóvel

Como esta técnica é uma nova tendência no mercado imobiliário, e que aparentemente veio para ficar, moradias com esses espaços acabam sendo mais procuradas pelos compradores. 

Melhora da comunicação familiar

Devido ao seu conceito de ambiente aberto, a socialização familiar pode vir a melhorar. Assim, as trocas entre amigos e familiares aumentam e se tornam mais frequentes.

Para quem gosta de festejar, oferecer jantares e happy hours este tipo de ambiente se torna o ideal para se ter em casa ou em seu apartamento.

Com criatividade e inovação você pode aproveitar as vantagens dos ambientes integrados e terá um lar convidativo, aconchegante e elegante.


Ficou interessado em um imóvel com ambientes integrados? Então você precisa conhecer o novo empreendimento da Formacco Cezarium: o La Spezia veio para revolucionar o conceito destes espaços.

Open chat
Precisa de ajuda?