NOTA DE ESCLARECIMENTO

11/05/2016

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Considerando o recente vídeo difamatório e sem qualquer prova das alegações vinculadas em rede social (Facebook), por um morador do bairro de nome Edney Pires, vem o condomínio Cezarium Residence Club, condomínio citado no mencionado vídeo, tornar público que tomará as medidas judiciais cabíveis, inclusive com pedido de retratação.

Ainda assim, considerando que o empreendimento está em funcionamento há mais de 9 (nove) anos e possui uma moderna estação de tratamento de esgoto (ETE), nós da administração do condomínio Cezarium Residence Club, temos a dizer o seguinte:

1 – Todo o esgoto do condomínio, incluindo dos apartamentos, das áreas de convivências, banheiros, cozinhas são canalizados para as caixas de passagem, caixas de inspeção e caixas de gordura e destas canalizadas para estação de tratamento de esgoto (ETE) localizada na parte frontal do condomínio, todos com o respectivo alvará de funcionamento.

2 – A estação de tratamento foi projetada e instalada por empresa especializada com mais de 25 anos de experiência.

3 – O condomínio mantém contrato com empresa de manutenção e com engenheiro sanitarista com o devido ART de responsabilidade técnica com objetivo de controle de funcionamento da ETE.

4 – O esgoto depois de tratado na estação (ETE) através das diversas etapas resulta em um efluente dentro dos parâmetros exigidos pela Resolução CONAMA n° 430/2011, analisando os seguintes parâmetros: Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Fósforo Totais, Coliformes Termotolerantes, Óleos e Graxas e Sólidos Sedimentáveis.

5 – Semanalmente através de visitas técnicas é analisado em campo parâmetros para um melhor controle operacional como, Oxigênio Dissolvido (OD) cloro residual, Índice Volumétrico de Lodo (IVL), ph, além de colocação de pastilhas de cloro para desinfecção do sistema para eliminação de patógenos, inspeção dos equipamentos da ETE e  verificação do aspecto visual do efluente.

6 – Depois de passar pelo processo na ETE, o efluente é conduzido para um sistema de filtro para fazer o chamado polimento. Depois disso é que o efluente é lançado na rede de valas de infiltração com aproximadamente trezentos metros de comprimento, que fica situado embaixo do calçamento e do boulevard do próprio condomínio.   
 
7 – Somente o excedente absorvido pelo solo que é lançado na rede de galerias pluviais da Avenida Campeche.

8 - Todos os procedimentos foram submetidos à avaliação e aprovação tanto da vigilância Sanitária quanto da FATMA e dispõe de todos os licenciamentos necessários para a devida averiguação e análise por qualquer órgão técnico ambiental, inclusive laudo técnico.

9 – O ultimo laudo técnico de analise da estação de tratamento (ETE) foi concluído em 26/03/2016, antes do vídeo difamatório, mostrando a preocupação do condomínio em lançar esgoto compatível com os padrões de lançamento.

Por fim, e diante de todo o exposto, a administração do CEZARIUM Residence Club, todos estupefatos com o criminoso vídeo publicado nas redes sociais, sem qualquer prova, pode afirmar que o condomínio possui um dos melhores sistemas de tratamento de esgoto existentes no Campeche, isso relatado pelos próprios técnicos, bem como detém todos os estudos e laudos necessários, demonstrando, com isso a preocupação do condomínio para com o meio ambiente.

Administração do Residencial Cezarium

Helton Luiz Pereira - Síndico